Sobre a primme

Compromisso e qualidade

Só vendemos imóveis que gostaríamos de morar

20Ago

Imóvel na planta ou pronto para morar: qual o melhor para você?

Com tantos compromissos e por mais corrida que seja nossa vida, não a hora melhor do dia do que a volta para casa. É nela onde recarregamos nossas energias, ficamos perto de quem amamos e influencia diretamente o nosso humor e a qualidade de vida.

Imóvel na planta ou pronto para morar: qual o melhor para você?

Nesse contexto, surge uma grande dúvida: comprar o imóvel na planta ou pronto para morar? Por isso, dedicamos o artigo de hoje para falar exclusivamente do assunto. Confira!


Entenda suas necessidades

O primeiro passo é estabelecer diretrizes que estejam alinhadas às suas motivações, e objetivos de vida. É importante traçar o seu perfil enquanto comprador de imóvel, não apenas para saber se você deve comprar o imóvel na planta ou pronto para morar, mas também para tomar outras decisões importantes que envolvem diversos aspectos da negociação.

Orçamento familiar

Uma das maiores diferenças entre comprar um imóvel na planta ou pronto é o investimento inicial.

Quando você opta por comprar um imóvel na planta, as construtoras geralmente exigem que 30% do valor total seja pago como entrada, sendo possível pulverizar o valor da entrada entre as parcelas que serão pagas antes de receber as chaves, fazendo com que o comprador não tenha que desembolsar valores muito altos logo de início.

No caso de um imóvel pronto, a margem para negociação é bem menor. Dificilmente os bancos aceitam financiar 100% do valor do imóvel. Desse modo, o comprador deve ter em mãos, em média, 20% do valor do imóvel para dar de entrada.

Pagamento de aluguel

A questão do aluguel talvez seja uma das primeiras questões a ser considerada no momento de optar por comprar um imóvel já com as obras concluídas, ou, então, um imóvel na planta.


Se você mora de aluguel e está pensando em comprar um novo imóvel para servir de residência à família, precisa considerar que o tempo é precioso.
Isso acontece por um motivo muito simples: se você optar pela compra de um imóvel na planta, será necessário pagar, simultaneamente, o aluguel da casa em que mora atualmente e as parcelas do imóvel que acabou de adquirir.

Mesmo que o aluguel e as parcelas caibam confortavelmente dentro do orçamento familiar, vale a pena colocar todas as possibilidades na ponta do lápis. Afinal, o dinheiro da parcela pode ser investido para dar entrada em um imóvel pronto de maior valor.

Comprando um apartamento pronto, você pode se mudar imediatamente, ou logo caso o contrato de locação permita. Assim, é possível parar de pagar o aluguel e pagar apenas as parcelas do novo imóvel.

Necessidade de personalização

Por mais que os engenheiros e arquitetos busquem atender as necessidades da família brasileira moderna, o fato é que cada grupo familiar tem as suas preferências e a personalização é um meio de deixar o lar mais parecido com o proprietário.


Às vezes, até encontramos o apartamento perfeito, mas detalhes como o piso, iluminação e pintura não nos agrada. Nesses casos, o que deveria ser simples, acaba se transformando em meses de obras e reformas. Mesmo que o proprietário faça as obras antes de se mudar, isso não o isenta de dores de cabeça.

Motivos pessoais

Por fim, vale lembrar que não existe uma fórmula mágica capaz de determinar se é melhor comprar pronto ou na planta. Essa decisão abarca valores muito subjetivos, que apenas o comprador pode analisar.


Por isso, um dos pontos mais importantes no momento de comprar um imóvel deve ser o conforto e a qualidade de vida da família, e não existe ninguém melhor do que você mesmo que conheça tão bem a sua família!

Em conclusão, vale ressaltar que, independentemente de adquirir um imóvel pronto ou na planta, existem alguns cuidados que o comprador não pode deixar em segundo plano. Talvez o mais importante seja analisar a credibilidade da construtora.

Procure saber a quanto tempo a empresa atua no mercado imobiliário. Pesquise outros empreendimentos da construtora e veja se o padrão de qualidade está de acordo com as suas exigências.


E então? Conseguiu tirar as suas dúvidas sobre comprar um imóvel na planta ou pronto?

A Imobiliária Casa63 conta com um time de especialistas que estão prontos para te ajudar nessa escolha! Ligue no número (63) 3322-3444 ou nos envie um e-mail para [email protected]

Nós teLigamos


Preencha os dados abaixo e aguarde o nosso retorno.


AtendimentoWhatsapp


Preencha os dados abaixo e aguarde o nosso retorno.


AtendimentoE-Mail


Preencha os dados abaixo e aguarde o nosso retorno.


AtendimentoChat


Preencha os dados abaixo e aguarde o nosso retorno.